jump to navigation

Nova identidade com chip

Por Lana Arantes

05/05/2011

O cidadão brasileiro pode dizer adeus à identidade plastificada. Nos próximos meses a cédula antiga será substituída por uma nova, com chip, e estará em fase de testes.

O novo cartão conterá dezoito informações armazenadas: número RIC, nome, impressão digital, sexo, nacionalidade, data de nascimento, data de validade do cartão, assinatura, sigla do estado onde o documento foi expedido, foto, documentos de origem, documentos pessoais (RG, CPF, título de eleitor e afins), filiação, naturalidade, órgão emissor, local de expedição, data de expedição e código de segurança.

O RIC( Registro de Identidade Civil) substituirá a cédula da identidade( RG), primeiramente dos moradores das cidades de Brasília, Rio de Janeiro e Salvador, que fazem parte do projeto piloto- estes moradores não terão custo algum pelo novo documento. Estima-se que a duração de todo o processo de transação no país seja de dez anos.

Os demais cidadãos terão um custo aproximado de R$ 15 pela troca, mas os benefícios são muitos: hoje cada Estado tem um cadastro do RG. Não há um registro centralizado. O novo RG será um cadastro nacional, e não apenas estadual como é atualmente. Todas as polícias terão acesso ao registro do cidadão rapidamente, pois ele é único. “o RIC tem vantagens na luta contra a falsificação. O Ministério da Justiça garante a segurança do chip e do cartão, que tem seis camadas, marcas d’água e usa tintas especiais sobre fundos complexos”, declarou Angela Macedo, funcionária do DETRAN em Uberlândia.

Ao invés de ter vários documentos, o cidadão terá somente um. A identidade com chip foi feita pensando nisso e na segurança do portador.

Novo cartão digital de identificação Foto: novorg.net

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: