jump to navigation

Projeto Bombeiros na Escola conscientiza crianças

Projeto Bombeiros na Escola conscientiza crianças
Programa é desenvolvido nas escolas municipal e estadual

Natália Bellório

Cerca de 130 alunos do 5º ano da Escola Municipal Milton Magalhães Porto, do bairro Segismundo Pereira, visitaram o 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM) na quinta-feira (13) para uma aula diferente. Além de participarem de atividades, como a natação, os estudantes conheceram as estruturas da corporação, aprenderam sobre o funcionamento das unidades de resgate, do combate a incêndio e conferiram uma demonstração da preparação dos bombeiros quando recebem o alerta de uma emergência.

“O projeto é realizado em três etapas. Primeiro, vamos à escola, apresentamos o projeto para as crianças e falamos um pouco do combate ao incêndio e o perigo da eletricidade. Depois, em outro encontro, conscientizamos sobre os primeiros socorros e acidentes domésticos. E a última parte é a visita ao quartel. Mas, infelizmente, não é para todos, porque depende muito do interesse dos diretores e se a escola consegue verba para trazer os alunos ao batalhão”, explica a coordenadora do programa e 3ª sargento bombeiro militar Lilian Coelho.

O objetivo do programa é conscientizar as crianças sobre alguns procedimentos a serem adotados quando ocorrerem acidentes domésticos, como incêndios e afogamentos. Além disso, é para educar sobre onde soltar pipas, como circular corretamente em vias públicas, andar de bicicleta e respeitar a natureza.

Quem aprova a ideia são os alunos. Segundo Lilian, é gratificante a aceitação das crianças. “A gente vê nos olhos delas que o brilho é diferente, e quando eles percebem que são acolhidos, notamos uma mudança de comportamento positiva”, diz.

Criado em 2009, o projeto é desenvolvido nas escolas de rede municipal e estadual, para os alunos do 5º ao 9 º ano. O interesse é ampliar o programa, caso o batalhão consiga mais recursos e militares.

De acordo com a assessoria de comunicação do 5º BBM, até o presente momento, no ano de 2011, o projeto atendeu a 4500 alunos das redes municipal e estadual de ensino. Foram cerca de 120 palestras sobre assuntos que fazem parte do dia a dia dos estudantes.

A escola que tiver interesse em participar do projeto, que ocorrerá durante todo o ano, deve entrar em contato com o 5º BBM para se informar sobre o programa, pelo telefone: 3218-7115.

Imagem: CorreioOnline

14/04/2011

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: