jump to navigation

Hemocentro de Uberlândia realiza ações para evitar a escassez de doadores no carnaval

Por: Amanda Célio
03/02/2011

A poucos dias do feriado mais esperado do ano, o carnaval, os foliões já se preparam para cair na farra. Infelizmente, não são todos que se lembram de doar sangue antes de ir para folia.

Pensando nisso, o Hemocentro de Uberlândia resolveu promover algumas ações esse ano para reforçar o banco de sangue e, assim não comprometer as vidas que estão em risco. O quartel da cidade e os alunos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foram convidados a doar sangue nas semanas que antecedem o feriado e, com isso foi possível controlar a escassez de doadores nesse período.  

Para a funcionária do hemocentro Jaqueline, é preciso fazer essas ações já que nessa época do ano acontecem muitos acidentes graves. “As pessoas não tem consciência de doar sangue, principalmente em semanas que antecedem os feriados prolongados. Antes de cair na folia, tem que passar no Hemocentro”, afirma.

Como doar:

Antes de doar, os voluntários preenchem um cadastro com informações básicas e respondem a um questionário. Em seguida, os possíveis doadores passam por uma triagem, que serve para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Cada voluntário pode doar até 450 ml de sangue e cada bolsa doada beneficia a uma média de três pessoas. O gesto de solidariedade não traz prejuízo à saúde. Para se tornar um doador é necessário pesar mais de 50 quilos, ter entre 18 e 65 anos, não estar em jejum, não fazer uso de medicamentos e levar um documento de identidade com foto.

O Hemocentro Regional de Uberlândia fica na Avenida Levindo de Souza, 1845 – Umuarama

No dia 05/03, o Hemocentro estará aberto das 7h às 11h30.

No dia 09/03, o hemocentro estará aberto das 7h às 11h30 e das 15h00 às 17h.

O hemocentro estará fechado nos dias 06, 07 e 08 de março.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: