jump to navigation

Conheça Presley – ave que inspirou criação do personagem Blu em “Rio”

Por Érica Goulart
07/04/11

A ararinha-azul Presley - imagem: ehelpcarolina.com

“Rio”, que estreia nos cinemas na sexta-feira (8), mostra a ararinha-azul vivendo livremente na Mata Atlântica, mas na vida real, a espécie só existia em uma área específica de Caatinga na Bahia. No entanto, apesar de algumas pequenas diferenças com a realidade, o filme retrata fielmente o tráfico de animais.

O protagonista da animação é Blu, inspirado na história da arinha-azul Presley. Os pesquisadores quase não acreditaram quando, em 2001,  uma família no Colorado, Estados Unidos, recorreu a veterinários para tratar do macho de ararinha-azul que mantinha domesticado em uma gaiola, apático e debilitado após perder a companheira. A espécie havia sido considerada extinta em 2000 e procuravam-se remanescentes para tentar a sobrevivência em cativeiro. Depois de 25 anos no exterior, o retorno da ave para o Brasil em 2002 virou notícia.

A animação de Saldanha tem final feliz para a espécie. Blu mora nos Estados Unidos e começa uma aventura quando se descobre que ele é o último macho da espécie. A única fêmea existente, Jade (dublada por Anne Hathaway), vive em liberdade na Mata Atlântica do Rio de Janeiro.

Jade e Blu, personagens da animação Rio - imagem: divulgação

O esforço para manter a ararinha viva em cativeiro conta com a ajuda de instituições no mundo inteiro. Hoje, existem apenas 73 indivíduos da espécie e, por serem raros e vulneráveis, nenhum pode ser visto pelo público comum. O objetivo é reintroduzir a espécie em seu habitat original. Mas o sucesso da empreitada depende de um plano de trabalho complexo, que envolve a análise genética dos indivíduos para decidir os melhores pares para reprodução. Outro desafio será a readaptação da espécie na natureza. De todas as ararinhas existentes hoje, 70 nasceram e cresceram dentro de viveiros e apenas 3 chegaram a viver na natureza, uma delas é Presley. Sua gaiola fica a poucos passos do quarto de Linda e William Wittkoff, casados há 50 anos e responsáveis pela saúde de Presley, que está “aposentado” e fora do programa de reprodução por conta da idade.

 

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: