jump to navigation

Nordestinos em Uberlândia

 

Por Thaís Medeiros
17/03/2011

Vinte e cinco mil nordestinos vivem em Uberlândia e trazem com eles meios para ampliar a sua cultura na cidade

A cultura nordestina é rica em alegria. As suas manifestações culturais vão além das folclóricas e populares devido tamanha diversidade encontrada nessa região, como na literatura, música, dança, artesanato e culinária.

Alcides Mello, autor, compositor, músico, artista gráfico, produtor, apresentador de programa de rádio e nordestino

Alcides Mello, natural de Aracaju – Sergipe, músico e compositor, artista gráfico, produtor, apresentador de programa de rádio e autor, veio para Uberlândia – MG em 1983. “Vim para essa cidade à convite de um amigo para conhece – lá. O amor à primeira vista foi tão grande que, três dias depois já estava com carteira de trabalho assinada. E por aqui fiquei. Já fazem bons 26 anos nessa terra maravilhosa e faço parte dos 25 mil nordestinos nessa cidade”, diz.

Mãe, irmãos e outros familiares de Alcides ficaram em sua cidade natal. Mas, para driblar a saudade, ele não passa mais de dois anos sem ir lá. “Aqui não tenho as condições que gostaria de ter pessoalmente (amigos de infância, família, etc), mas a tecnologia, as instantaneidades das informações fazem com que eu mantenha contato quase que direto com todos eles”, afirma Alcides.

Quanto à cultura de sua terra, o que mais tem saudade e lhe fascina é a invenção e a criatividade do artista de rua nordestino, tanto na literatura de cordel, no repente, na embolada, no teatro de rua e na poesia popular. “O que eu mais sinto falta é a cultura popular, nos grupos folclóricos, histórias, sotaque ‘carregado’ do povo entre outros. Contato com o mar, o cheiro da maresia, o cheiro de terra”, diz Alcides.

Em Uberlândia, existem entidades que representam os nordestinos, como a Associação dos Nordestinos, o Centro de Tradições Culturais Nordestinas, além de outros meios que intensificam a cultura na cidade, como almoços de confraternização nas entidades, restaurante de comidas típicas nordestinas (Mandacaru, localizado no bairro Roosevelt), Feira Gastronômica, Feira da Gente, e via internet.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: