jump to navigation

Kung Fu, a arte macial treinada por Bruce Lee

Esta arte chinesa surgiu com a necessidade de sobrevivência dos antepassados na luta contra animais ferozes e contra inimigos, alguns monges observaram os movimentos dos animais, as posições que tomavam para a luta e a maneira como se defendiam eis que adaptaram para a realidade humana e surge o KUNG FU.

Fonte: Internet

Existem vários estilos de kung Fu, os mais conhecidos são: MUAY THAY, HUNG GAR( estilos Tigre, Dragão, Garça e Leopardo) ,FU CHAUW (estilos Tigre e Leopardo), WU TSUEN, TAI CHI CHUAN, HUO CHEN(estilos mãos nuas e com armas) Dentre vários outros inspirados nos mais diversos animais como borboletas, macacos e dragões.

Focaremos então na arte macial WING CHUN populariazada e treinada por Bruce Lee, a arte baseia-se na leitura da inteligência da “Garça” e da “Serpente”, simples e eficiente descarta todo movimento acrobático, singular, desenvolvida para permitir que qualquer tipo de pessoa, independente de tamanho, força ou sexo, possa se defender de agressores maiores e mais fortes.

Segundo o mestre de Kung Fu Marcelo Abreu, a principal diferença entre os estilos praticados está em seu conceito de defesa . O principio básico do Wing Chun é utilizar esta força contra o próprio agressor, onde a desfesa já funciona como ataque e vice-versa, enquanto em outras artes marciais procura-se acima de tudo bloquear o ataque do agressor para depois contra-atacar.

O Wing Chun prepara o praticante para diversos tipos de ataques além de desenvolver a coordenação motora, força , resistência, flexibilidade, velocidade, ritmo, auxiliando no crescimento e no desenvolvimento do raciocínio.

A praticante amadora dessa arte macial Solange canuto diz que se interessou por essa modalidade de Kung Fu pois é uma luta simples que não exige força física e permite que uma pessoa mais fraca possa se defender de um agressor maior “Tenho um estilo de vida independente, moro sozinho e gosto de sair a noite, além de me proporcionar equílibrio e paciência o Wing Chun me traz segurança” enfatiza Solange.

Por Karol Mascarenhas
11/03/2011

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: