jump to navigation

Saúde e Bem-estar

“Mente sã e Corpo são”: Pilates

Por Érica Goulart

10/03/2011

 

 

Não há contra- indicação para a prática Foto: corposaudavel.net

As técnicas de Pilates foram elaboradas em 1920 pelo alemão Joseph Pilates. “Pensando no princípio de ‘mente sã e corpo são’, Joseph criou uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos”, é o que informa o fisioterapeuta Diego Veloso, que trabalha com a técnica há um ano.

Com a busca de um corpo bonito, harmonizado e com um bom funcionamento, a procura pelo método tem crescido muito nos últimos anos. Por ter resultados rápidos e satisfatórios, hoje é difícil encontrar um bom centro estético ou academia que não possua um profissional habilitado que trabalhe com o Pilates. Segundo o fisioterapeuta, quando bem executada e orientada, a técnica não traz nenhum impacto nocivo.

Entre os benefícios estão o aumento da resistência física e mental, alongamento, maior controle corporal, correção postural, tônus e força muscular, alívio de tensões, estresse e dores crônicas, estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue, aumento da concentração, e a facilitação da drenagem linfática e eliminação de toxinas. “O principal é melhorar a qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena entre corpo e mente”, completa Diego.

 

O método é indicado a partir dos 12 anos, mesmo a pessoas que sofrem de depressão, e não existe contra indicação e nem limite de idade.

 

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: