jump to navigation

Equilíbrio entre corpo e mente

 Por Thais Medeiros
09/06/2011

O ideal da prática da Ioga é permanecer calmamente ativo e ativamente calmo, num equilíbrio total de energias e junção dos opostos, possibilitando um caminho em direção a um sentido de vida mais profundo, unindo o físico ao espiritual.

Abstração dos sentidos, concentração, condutas morais, exercícios psicofísicos, meditação e práticas respiratórias, são esses os aspectos exercitados no ser pelo Ioga

  

A Ioga surgiu há milênios no vale do Hindu (atual Paquistão), com tradições originárias da Índia e tem como origem, em palavra, sânscrito (antigo idioma hindu). Porém, seu significado real se relaciona em união do corpo, mente e espírito.

Contudo, a Ioga utiliza termos espirituais universais nos mantras (e nos elementos espirituais em geral) utilizados nas práticas. Então, vale ressaltar que ela não é uma religião. Independente de encontrar alguns elementos do Hinduismo, Budismo ou Sikhismo em certas tradições, não é necessário estudar essas filosofias e definitivamente mudar suas crenças religiosas para praticar.

“Seu objetivo é tratar do bem físico, moral, mental e espiritual do homem como um todo”, explica a professora, idealizadora e fundadora do Espaço Premavati de Yoga, Fernanda Pereira Carneiro.

Ioga pode ser praticada por todos. “Como nos livros de BKS Iyengar, com discernimento, devemos fazer nossas escolhas, levando em consideração que cada ser é único, com suas semelhanças e também diferenças. Temos a liberdade de decidir, dentre tantos caminhos, aquele que nos ajudará a realizar nosso potencial evolutivo como seres humanos”, afirma Fernanda.

A fundadora orienta aos interessados a procurar saber o que a escola tem a oferecer, conversar com quem já pratica ler sobre o assunto, informar ao professor se tem algum objetivo específico, se precisa seguir alguma recomendação médica, se há ou não algum tipo de restrição, ou algo que considere importante.

“Conte com a ajuda de um profissional que realmente viva aquilo que diz. Iyengar nos seus livros cita que o exemplo é tudo, e quando o expressa à verdade, ele tem o poder da transformação. A vida é tão fascinante porque é cheia de diversidade, e assim há sempre algo novo de se ver; porém existem leis inerentes e inatas que se baseiam em valores universais, devemos manter o foco. Seja fiel, paciente e persistente em sua busca pessoal, porque viver é aprender”, concluiu a professora, Fernanda Pereira Carneiro.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: