jump to navigation

Ministério da Saúde define data de vacinação contra a gripe H1N1

Por Marcimeire Amarães

07/04/2011

Ministro da Saúde Alexandre Padilha

UBERLÂNDIA, TRIÂNGULO MINEIRO – O Ministério da Saúde já tem definido o calendário de vacinação contra a gripe H1N1.A imunização acontece de 25 de Abril a 13 de Maio.A previsão é que sejam vacinadas 23,8 milhões de brasileiros, em 65 mil postos em todo país.

Serão imunizados idosos, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos ( para as crianças serão duas doses com intervalo de 30 dias), profissionais de saúde e indígenas. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, idosos e crianças correspondem a 75% das infecções respiratórias causadas pela gripe. Como grande parte dos profissionais de saúde cuidam desses grupos vacina- los é de suma importância por que “Eles podem ser a porta de entrada do vírus quando tratam de crianças e idosos” disse. Daí a necessidade de vacinar esses profissionais.

Pela primeira vez, as vacinas usadas na campanha será produzida pelo Instituto Butantã. Em 2011, foram adquiridos 33 milhões de doses, ao custo de R$ 229 milhões.

Vale lembrar à população que no dia 30 de Abril, ocorrerá o dia de Mobilização nacional, com vacinação em todo o país.Pessoas alérgicas a ovos não devem tomar a vacina, já as que possuem deficiência na produção de anticorpos ( células de defesa do corpo) devem procurar um médico antes de vacinar.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a divulgação prévia da campanha permitirá”sensibilizar, informar e orientar as pessoas”. Ano passado, segundo o ministério, 89,5milhões de pessoas foram vacinadas contra o H1N1. Na campanha contra a gripe sazonal para idosos foram protegidos 15,3 milhões em todo o país. “Essa é uma conquista do SUS, de expandir o grupo de beneficiados. São apenas R$ 7 por dose da vacina, sem contar outros custos. A parceria tecnológica com o Instituto Butantan nos permite ter sustentabilidade para ampliar o programa de imunização, garantindo proteção aos novos grupos”, disse Padilha.

Vírus da gripe H1N1

Em Minas Gerais,as autoridades esperam imunizar 3,1 milhões de pessoas, sendo 1,3 milhão de idosos, o número de postos deve ser o mesmo do ano passado: 7mil, sendo 3 mil deles bases móveis montadas em locais de grande circulação de pessoas, de acordo com o mapeamento dos municípios. Em 2010, a campanha contra oH1N1 atingiu 13 milhões de cidadãos mineiros.

Imagem:  Divulgação / ecom.coastal.com

%d blogueiros gostam disto: