jump to navigation

O que é podologia?

O que é podologia?
A importância de cuidar dos pés

Fernanda Naves

“O sapo não lava o pé, não lava porque não quer, ele mora lá na lagoa não lava o pé porque não quer, mas que chulé!” Quem nunca ouviu falar na música infantil do sapo que não gostava de lavar o pé?

Bases do nosso corpo, os pés são pequenas plataformas que nos suportam e se movimentam nos dando a oportunidade de ir, vir, pular, chutar, correr, saltar, dançar, enfim, de exercer inúmeras atividades que exijam movimento.

Pensando na grande importância que têm os pés em nossas vidas, foi constituído o primeiro curso superior de podologia no Brasil em 2008, na Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo. A partir daí a modalidade se espalhou por todo o país, entre faculdades e cursos técnicos.

Podologia é a ciência que tem como principal foco o estudo profundo dos nossos pés. Pés e unhas mal cuidados trazem desconforto e podem afetar inclusive o nosso humor. Além disso, algumas patologias como as fissuras (rachaduras no calcanhar e entre os dedos) são porta de entrada para bactérias que causam infecções.

O tratamento multidisciplinar faz parte do dia a dia do podólogo. Ou seja, ortopedista, dermatologista, micologista e podólogo formam um conjunto de profissionais que deve ser respeitado em todos os níveis, principalmente no que diz respeito ao limite de atuação de cada um.

Formada em pedagogia, Érica Paula Rosa nunca exerceu a função. Há 21 anos trabalha como manicure/pedicure e resolveu se especializar, pois sempre quis fazer algo relacionado à saúde, e juntou o útil ao agradável. “O curso é voltado para a área de saúde e já trabalho com unhas há muito tempo. Comecei a fazer o curso de podologia, me aperfeiçoei e gostei”, diz.

Cuidar dos pés é uma tarefa de grande importância, além de ser uma forma de estar em dia com a saúde e a estética. “Os pés são uma parte do corpo que nos sustenta. Através deles, podemos descobrir várias doenças. Se os pés estão bem cuidados, o corpo entra em harmonia, além da parte estética”, completa.

Imagem: Melhoramiga

24/03/2011

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: