jump to navigation

PMU realiza pesquisa para avaliar atendimentos nas UAI’s

Por: Maiara Pinas

UBERLÂNDIA – TRIÂNGULO MINEIRO – Pesquisa realizada entre 07 e 09 de abril nas oito UAI’s do município nos 3 turnos de trabalho, foi apresentada na tarde desta quinta-feira(14) na prefeitura municipal de Uberlândia. Foram entrevistadas 953 pessoas que acabavam de ser atendidas nas unidades de saúde. Esse levantamento foi muito parecido com o realizado no início do governo do prefeito Odelmo Leão, em 2005.

De lá pra cá, o número de atendimentos nas UAI’s subiu 84%. A maior parte deles, 43% procuram o serviço de pronto-socorro. Os jovens entre 16 e 24 são os que mais recebem atendimento, eles representam 60% do total. Já 42% dos entrevistados diz que o tempo de espera pelo atendimento é de 30 minutos. Outros 87% dos entrevistados ainda disseram que foram bem atendidos nas unidades de saúde. De acordo com Gladstone Rodrigues, secretário de saúde de Uberlândia, esse pesquisa foi a primeira de muitas que virão. “É uma maneira de avaliar nosso trabalho, por isso essa pesquisa é tão importante”, afirmou ele.

A pesquisa também constatou que mais da metade das pessoas que procuram os serviços das UAI’s não conhecem o protocolo de Manchester, que determina a ordem de atendimento por grau de urgência dos casos. A secretaria de saúde deve fazer um novo trabalho para divulgar o protocolo, e tentar diminuir as filas na urgência e nas emergências das unidades integradas de saúde.

Postagem: 14/04/11
Imagem: Internet

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: